Histeroscopia: exame é essencial para saúde feminina -

Histeroscopia: O que é, como funciona o exame e para que serve - Vitat


Outra indicação para esse tipo de exame é quando a mulher apresenta dificuldades para engravidar ou tem abortos de repetição. Nesse sentido, é um exame obrigatório antes de procedimentos como a Fertilização In Vitro, para que seja possível avaliar as chances de sucesso da técnica de reprodução. Devido à presença da microcâmera, esse exame também pode ser chamado de videohisteroscopia diagnóstica, uma vez que permite que o médico visualize em tempo real o interior do útero, sendo possível identificar qualquer alteração. A histeroscopia é um exame ginecológico que possibilita identificar eventuais alterações existentes no útero da mulher. Desta forma, através dele é possível visualizar a cavidade uterina e assim identificar diversas doenças. Além disso, o exame também é muito importante para indicar e controlar cirurgias uterinas. Em ambos tipos de histeroscopia é utilizado um equipamento chamado histeroscópio, que contém uma microcâmera para observar o útero. Caso o especialista identifique qualquer alteração, na histeroscopia diagnóstica, é feita a remoção de uma pequena parte da região para ser analisada.



Para quem o exame de histeroscopia é recomendado?

Para que serve a histeroscopia, com ou sem biópsia?

Desta maneira, é possível remover pólipos uterinos, miomas submucosos, corrigir alterações da cavidade do útero, remover aderências e retirar o DIU, quando este não possui fios visíveis. The procedure shouldnt be painful. However, you may experience some cramping during the procedure. Your doctor may order some type of sedative for you to take beforehand so that youll be more relaxed. The extent of anesthesia you need will depend on the purpose of your hysteroscopy. Itll also depend on where you have your hysteroscopy. It can be done either in your doctors office or at a hospital. Outro uso importante e mais recente da histeroscopia é em casos de esterilização permanente, em substituição à laqueadura das trompas. Um dispositivo mecânico é introduzido nas trompas por meio da histeroscopia, bloqueando-as em definitivo, sem cortes como nas cirurgias tradicionais. A hysteroscopy is a procedure in which your doctor inserts a small-diameter device into your uterus. This device has a light and a small camera on the end to allow the doctor to see inside your uterus. Por ano, a Rede DOr realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede DOr está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.


No mais, ahisteroscopiaé feita a partir de um aparelho chamado histeroscópio, introduzido na vagina com o objetivo de verificar a cavidade uterina, como uma espécie deendoscopia vaginal. Esse aparelho possui uma cânula com uma microcâmera e uma luz em sua extremidade, e é essa cânula que alcança o útero. De acordo com aFederação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), ahisteroscopiaé uma espécie de endoscopia do útero, que permite a visualização direta não só docanal cervicalcomo também dacavidade uterina. Uma das grandes vantagens da histeroscopia é a possibilidade de ser realizada em ambulatório ou consultório ou, no máximo, em sistema de day clinic, muitas vezes sem o uso de qualquer tipo de anestesia. Em raros casos de pacientes muito sensíveis pode ser preferível realizar o exame sob sedação, mas mesmo assim, depois do exame a paciente poderá retornar às suas atividades cotidianas normais, após um curto período de repouso e recuperação (30 a 60 minutos). A histeroscopia cirúrgica tem como objetivo realizar procedimentos terapêuticos para corrigir algum problema que a causa já tenha sido identificada.


Histeroscopia exame - Há muitas situações para as quais indica-se o exame de histeroscopia diagnóstica, mas a principal razão ainda é o sangramento anormal. Isto porque o exame é capaz de mostrar pólipos, miomas, câncer do endométrio e malformações uterinas.


Desta forma, este exame ocorre sempre que o médico achar necessário investigar se alguma doença está atingindo o útero da mulher. Nesse sentido, normalmente se solicita a histeroscopia após um ultrassom da pelve, podendo ser feito em pacientes de qualquer idade. Além disso, como se utiliza um aparelho muito fino, pode acontecer inclusive em mulheres com hímen. Indica-se o exame de histeroscopia para as mulheres com suspeita de infertilidade ou que apresentem pólipos, miomas, aderências uterinas, alterações no endométrio, sangramentos, adenocarcinomas , abortamentos de repetição, entre outros. Nesse sentido, além de diagnosticar doenças, o exame pode servir também no tratamento de alguns desses males. Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Além da histeroscopia diagnóstica existe ainda a vertente cirúrgica da histeroscopia, na qual o médico utiliza o mesmo método para corrigir as alterações do útero, que já foram diagnosticadas anteriormente através da histerectomia diagnóstica ou de outros exames, como ultrassom ou raio X, por exemplo.


A Histeroscopia é um método utilizado para a investigação da cavidade uterina. Com ele é possível diagnosticar e avaliar alterações que podem ocorrer nessa região, como pólipos endometriais e endocervicais, miomas uterinos, espessamento e câncer do endométrio, sangramento uterino anormal, problemas de infertilidade e esterilidade, desenvolvimento discordante do endométrio em relação ao ciclo hormonal,entre outras alterações. A histeroscopia é um procedimento dinâmico minimamente invasivo, que se utiliza de uma pequena "sonda" por onde passa um conjunto de lentes capaz de oferecer uma visão privilegiada do interior da cavidade uterina A histeroscopia diagnóstica é um tipo de exame ginecológico que tem por objetivo a visualização interna do útero, de forma aajudar no diagnóstico depossíveis lesões, como pólipos ou adesões uterinas. Assim, esteexame deveser realizado na primeira quinzena após a menstruação, pois équando o útero ainda não está se preparando para receber uma possível gravidez, facilitando a observação daslesões. Nesse sentido, anteriormente a histerossalpingografia era um dos exames mais importantes para avaliar a cavidade uterina e a permeabilidade das tubas. Porém, a histeroscopia melhorou o diagnóstico e o tratamento dessas pacientes possibilitando maiores taxas de gravidez.


A histeroscopia é o exame do interior da cavidade uterina e do canal cervical do útero por meio de uma endoscopia ginecológica. Ela tanto serve para o diagnóstico como para intervenções cirúrgicas das patologias do interior do útero. Quase todas as mulheres toleram bem o exame, embora algumas possam sentir desconforto ou uma ligeira dor. If your procedure requires general anesthesia, then its still an outpatient procedure. Youll be able to return home after a few hours. Your doctor will only require an overnight stay in the hospital for observation if you have had a past reaction to anesthesia. Sim, é possível retirar o dispositivo intra-uterino (DIU) por histeroscopia quando os fios no colo do útero não são visíveis. Nesse casos, o procedimento é realizado em consultório médico, com ou sem anestesia, e a retirada ocorre de maneira simples e rápida.


*

Отправить комментарий (0)
Новые Старые