Clima Organizacional - O que é, Como Melhorar, Exemplos e Pesquisa
Neste artigo, entendemos o que é o clima organizacional e suas características. Com isso, pudemos ver o quanto esse fenômeno influencia todos os níveis de uma organização, pois afeta o indivíduo, é construído coletivamente e reflete resultados para a empresa. Se o clima está diretamente ligado ao comportamento e sentimento positivo que os colaboradores têm em relação à empresa em que trabalham, o clima organizacional é um dos principais pontos de atenção e cuidados. Entre os benefícios, estão manicure semanal, corridas de kart, orientação nutricional, atividade física orientada, café da manhã, sala de lazer com videogame e cinemateca, além de cursos de inglês e intercâmbio. Agora que refletimos um pouco sobre as necessidades humanas, vamos falar sobre os impactos do clima organizacional na motivação dos colaboradores. Em geral, o clima organizacional divide-se em três categorias.
Artigo sobre clima organizacional - Falar de reconhecimento é lembrar que a preocupação corporativa deixou de ser mecânica, pensada apenas no aumento da produtividade, para ter uma abordagem mais humanizada e preocupada com a valorização das os elementos citados acima compõem um bom clima organizacional, responsável pela satisfação e engajamento dos colaboradores e na forma como as pessoas agem perante suas funções, colegas e clientes.
Qual a importância de trabalhar o clima organizacional nas empresas?
Em outras palavras, fatores de higiene são aqueles que, quando adequados, pacificam os funcionários e não os deixam insatisfeitos. Incluem: Colocar as pessoas no centro do negócio é dizer a elas o quanto são importantes e que a empresa depende das suas habilidades para se diferenciar no mercado. A consequência de evidenciar as competências traz benefícios para a organização, em médio e longo prazo. Crie rituais de comemoração para essas situações, como bater um sino no departamento que atingiu a meta, um happy hour no final do expediente, ou um discurso especial do presidente no evento trimestral da empresa. Uma pesquisa bem alinhada e fiel ao ambiente da organização, com perguntas direcionadas ao bem-estar dos colaboradores e que consideram as interferências do momento, apresentará resultados relevantes e preciosos. Algumas boas práticas também contribuem para um ambiente excelente de trabalho e redução dos níveis de estresse que acometem os profissionais, que não se sentem confortáveis em seus locais de trabalho. Veja o que você pode aplicar na sua empresa! Sem ela, em tempos de crise, por exemplo, as relações podem sofrer abalos e conflitos difíceis de resolver.
O ser humano é estimulado pelo ambiente que vive. Quando ele está em um ambiente organizacional feliz, que reconhece seus esforços, estimula o crescimento profissional e proporciona recompensas experimentais, ele tende a entregar seu trabalho com maior qualidade. Só que, muito além disso, falar de comunicação no âmbito profissional é voltar o olhar para o engajamento, interação, pertencimento, desenvolvimento e compromisso do colaborador com o local onde ele trabalha. Isso é o que chamamos de Comunicação Interna estratégica. As pesquisas de clima organizacional são uma maneira eficiente de colocar o dedo na ferida e obter uma visão ampla dos pensamentos predominantes dos funcionários. Tais resultados são importantes para a definição de programas que envolvam maior transparência, colaboração, melhor alinhamento de talentos ou maior potencial para atender às preocupações dos negócios. O desejo de autorrealização tem relação com o tratamento recebido na empresa, a autonomia de trabalho e a confiança depositada na capacidade de executar determinada tarefa são pontos que tornam o clima acolhedor.
O que vai alavancar sua empresa e fazer com que ela seja um bom lugar para trabalhar são colaboradores coloridos! A avaliação do clima organizacional é uma importante ferramenta utilizada pela gestão em parceria com a área de Recursos Humanos para identificar os desejos e percepções dos funcionários com relação à empresa. O clima harmonioso dentro da empresa favorece o modo que agem na vida pessoal. O contentamento e realização profissional tornam as pessoas mais alegres, bem dispostas e abertas a aproveitar as horas de lazer sem se sentirem tensas e pressionadas. As garantias de uma experiência enriquecedora para o empregado são desafiadoras e exigem que a empresa entenda as necessidades, além do momento profissional de cada colaborador e ofereça aquilo que estimule seu engajamento. Enquanto a cultura organizacional é composta pelos valores, crenças, hábitos, aspectos permanentes e dificilmente muda no decorrer dos anos, o clima organizacional é facilmente perceptível e pode ser transformado quase que diariamente. São os itens considerados essenciais à existência de motivação no local de trabalho. Embora não levem à total satisfação positiva em longo prazo, se estiverem ausentes, levarão à insatisfação.
Os descuidos com o ambiente de trabalho podem acarretar sérios danos para a organização, por isso, ao menor sinal de conflito, quanto antes forem levantados os pontos de melhorias, mais rápido a empresa restabelece o clima organizacional. Quando a recompensa não é apenas monetária e vem como forma de satisfação com o espaço onde o colaborador executa suas atividades profissionais, podemos dizer que a empresa possui um bom clima organizacional. As lideranças têm participação direta e efetiva no estado de segurança dos colaboradores. O relacionamento entre líder e times deve ser pautado na confiança, diálogo e troca de ideias, com foco no crescimento profissional e do negócio. Além disso, divulgar constantemente o bom desempenho dos colaboradores, os sucessos individuais, ou de suas equipes, assim como as atitudes exemplares, que vão de acordo com a conduta que a empresa espera de seus funcionários, é uma forma de estimular uma competição saudável na empresa e de guiar seus comportamentos. A pesquisa de clima, quando aplicada corretamente, mostra como os colaboradores se sentem em relação ao que a organização oferece e onde pode promover melhorias para tornar o ambiente cada vez mais agradável para trabalhar. A cultura colorida é apenas uma opção para gerar um clima organizacional favorável.
Um time unido, caminhando na mesma direção, tende a permanecer mais forte quando sujeito a situações complexas. Por melhor que seja o produto ou serviço oferecido por uma empresa, as principais ferramentas e diferenciais de competitividade são as pessoas. Os profissionais que executam as tarefas têm mais condições de opinar sobre o que pode ou não dar certo. Apesar da realidade e vida diferentes, alguns elementos são comuns dentro do ambiente corporativo. A inspiração é um fator que influencia a decisão de trabalhar todos os dias na mesma organização. Um ambiente corporativo saudável e produtivo sugere boas práticas para manter o clima organizacional favorável a esse cenário. A percepção de importância e valorização do capital humano estimula a motivação e o engajamento. Um bom começo para compreender problemas de clima organizacional é se debruçar sobre as teorias motivacionais, que abordam as necessidades humanas. Em essência, podemos falar sobre duas muito famosas: as teorias de Maslow e de Herberg. O reconhecimento das habilidades e competências, assim como a valorização de um trabalho bem executado elevam a autoestima. Com isso, o profissional passa a ser visto como peça fundamental para o êxito dos projetos, ganhando autoconfiança e respeito dos que estão a sua volta.
Impactos da boa gestão do clima organizacional
E, assim como a autonomia, confiança e transparência são dois fatores que empoderam o colaborador e mostram que eles são mais do que prestadores de serviços, eles são parte importante da empresa e responsáveis pelo sucesso da mesma. O clima parte de uma visão compartilhada dos trabalhadores sobre a empresa. Essa visão compartilhada nasce das visões individuais desses profissionais que, juntas, dão significado para as práticas da organização. Por ser algo subjetivo, o clima organizacional é percebido nas entrelinhas das atividades rotineiras de uma empresa, como por exemplo na confiança que o empregado tem em seu líder, na colaboratividade de seu time, na crença no produto ou serviço que a empresa oferece ou na felicidade do empregado ao sair de casa para ir trabalhar.