Flickr: The Parque da Água Branca Pool. Estilo e formato do relatório de estágio

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RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II PORTO SEGURO, BA 2014 RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II. SUMÁRIO I. INTRODUÇÃ II. DESENVOLVIMENTO..............................

Ele deve buscar com seus alunos deixando de lado a imagem de professor que sabe tudo, aceitando mostrar suas próprias ignorâncias, não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio, não colocando sempre o conhecimento ao lado da razão, da preparação para o futuro e do êxito. O Estágio Supervisionado I foi realizado na Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina Abrigo de Idosos, situada na Avenida 9 de Julho, nº 853, na cidade de Santo Anastácio, estado de São Paulo. Desta forma, no decorrer da realização do estágio supervisionado I, foi possível observar a ação da assistente social da instituição acima citada, percebendo os entraves com os quais a mesma lida todos os dias de sua vida profissional, mas ao mesmo tempo possibilitando enxergar soluções que permitam um atendimento digno ao ser humano que busca os serviços do Abrigo de Idosos. Elaborar projeto de ação pedagógica embasado na constante articulação da realidade escolar com os pressupostos teóricos que a fundamentam;
Avaliar permanentemente a prática pedagógica no que se refere a sua atuação;
Estabelecer paralelo entre os fundamentos teóricos da disciplina em questão com a realidade que se apresenta no campo de estágio, visando o contínuo retorno à teoria;
Registrar a prática vivenciada através da produção escrita e outras formas de registro.

Numa prática positivista e tecnicista há uma ênfase na atribuição de notas e na classificação de desempenho, em testes e provas com resultados quantitativos e numéricos. Nela, o mais importante é o produto. Ou seja, reflete uma educação baseada na memorização de conteúdos. Já a avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa à melhoria da qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento. A avaliação tem sentido mais autêntico e significativo juntamente com articulação com o projeto político-pedagógico da escola. É ele que dá significado ao trabalho docente e à relação professor-aluno. O projeto pedagógico funciona a partir da ação do professor que realiza um trabalho sério e comprometido sobre a avaliação da aprendizagem em seu espaço de sala de aula. A autonomia docente existe e, graças a ela, a escolas avança.

INTRODUÇÃO A agroindústria é um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do Brasil. Na A Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo em que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado em centros de educação infantil onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa como um todo possa conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política, conforme o que afirmam os referenciais teóricos citados abaixo: . . .

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Cumprindo o estabelecido no Regulamento de Estágio dos Cursos de Tecnologia da Faculdade Editora Nacional, pretendem-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido pelo estagiário nos diferenciados campos de estágio supervisionado.
É importante considerar que a prática de ensino exerce a função de disciplina integradora no currículo do Programa de Formação de Tecnólogos. É no espaço da prática de ensino que se realiza a análise da adequação, dosagem e organização do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidades existentes. Trata-se de trabalhar o conteúdo específico na ótica do ensino. A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza. Essa prática é capaz de julgar o valor do aluno e possibilitar que ele cresça como indivíduo e como integrante de uma comunidade. A avaliação é uma janela por onde se vislumbra toda a educação. Quando indagamos a quem ela beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que privilegia. Quando o professor se pergunta como quer avaliar, desvela sua concepção de escola, de homem, de mundo, e sociedade.

A escola propõe uma educação para a convivência democrática; para a criação de pessoas com atitudes sociais, que respeitem o outro e que estejam preparadas para considerarem seus pontos de vista e sentimentos a ponto de alterarem suas próprias opiniões a respeito de assuntos de significância e de permitirem conscientemente que suas próprias perspectivas sejam alteradas por terceiros. A escola possui a missão de formar cidadãos éticos atuantes no mundo, que saibam respeitar as diferenças, valorizar a alegria da vida, construindo sua identidade de acordo com princípios e valores norteadores para essa formação.
A documentação escolar encontra-se em perfeita ordem, organizada em arquivos de fácil manuseio, permitindo assim a segurança e identificação da vida escolar de cada aluno. Resumo: em um ou dois parágrafos, aponta o tema e dá informações gerais sobre o relatório. Em alguns casos, o resumo pode vir antes mesmo do índice de conteúdo; Nos dois dias em que estagiamos, os alunos utilizavam materiais variados para realizar as atividades como, giz de cera, lápis de cor, colagem e outros muitos criativos.

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O estilo da escrita de um relatório de estágio deve consistir em frases curtas e simples para destacar o valor da sua experiência, sem complicar demais. Não se esqueça de incluir uma bibliografia para citar corretamente suas fontes. A realização do estágio também permitiu conhecer a demanda da área em questão, que são as pessoas idosas, suas necessidades, anseios e a busca pela satisfação de direitos, direitos estes a serem tratados de forma digna como todo brasileiro, uma vez que ainda no Brasil muitas vezes os idosos são tratados como pessoas que nada mais tem a oferecer a nossa sociedade, e com a experiência do estágio foi possível perceber que o quanto é difícil envelhecer em nosso país. A intencionalidade do processo educativo deve proporcionar a exploração do esquema corporal e a organização do espaço e as primeiras noções geométricas. A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada.

todo e qualquer processo educacional formal começa com a ação do professor em interação com os seus alunos, ele tem um papel importantíssimo nos primeiros anos da vida escolar da criança, no ensino fundamental, além de ser um referencial do conhecimento, ele é também um referencial afetivo do aluno, e suas atitudes são valorizadas e imitadas como modelo de perfeição. Isto coloca sobre o profissional de educação uma enorme carga de responsabilidade, quando que, muitas vezes, o mesmo ainda não está preparado para suportá-la, ou seja, assumí-la como parte de seu ofício. Considerando que a construção da escola era muito antiga, a mesma foi reformada no ano de 1992, mudando totalmente sua estrutura tornando-a mais ampla e arejada, sendo todo o prédio de alvenaria com pintura de cor clara toda forrada de madeira e bem ventilada. A Gestão adotada na escola é democrática.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 1. INTRODUÇÃO A primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Administração pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo-RS, foca a necessidade de uma experiência prática para aplicar grande parte dos fundamentos aprendidos no decorrer dos semestres, ou seja, aplicar os conceitos teóricos estudados, demonstrando assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa para a formação acadêmica e profissional. O Estágio Supervisionado I está sendo. 2. 5. Descrição física (se está bem equipada ou não, se possui laboratórios de informática, de línguas, de ciências, etc.

, quantas salas de aula possui, quantas são usadas, se possui quadra esportiva, sala de jogos, sala de dança, sobre a diretoria, coordenação, biblioteca, secretaria, auditório, o apoio didático, sobre a cantina, sala dos docentes, área para recreação e socialização dos alunos e assim por diante); Vigotsky (1998), fala que o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subseqüentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares. 3. 3. Nome do professor-regente e sua carga horária semanal (normalmente se usa uma sigla para identificar o professor, como P1, e não o seu nome verdadeiro, para garantir a integridade do professor e se relatar de forma mais livre as observações coletadas em suas aulas).

A forma com que esse relatório deve ser feito varia de instituição de ensino, de curso e de professor. Porém, propomos aqui um modelo, com algumas sugestões aceitas por muitos cursos de licenciatura e que agrupa de forma bem focalizada a atenção do observador. Lembrando também que o estagiário pode fazer alterações nesse modelo segundo sua necessidade específica, pois podem surgir algumas questões não previstas, que são parte intrínseca da prática docente. A instituição se caracteriza como uma sociedade civil beneficente, ou seja, que não possui fins lucrativos e recebe recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de realizar festas e outras atividades que possam vir a contribuir para o aumento dos recursos financeiros da entidade, recebe também a contribuição da população da cidade de Santo Anastácio-SP. A observação foi realizada na série Pré-Escolar Turma II, com 24 (vinte e quatro) alunos no período vespertino.
A professora não apresentou nenhuma dificuldade para atingir os objetivos como docente da educação infantil. Os dados após termos concluídos o estágio, revelaram o profissionalismo da docência, como um momento extremamente importante para nós.

Além disso, todo professor deve ficar atento aos aspectos afetivos e culturais do estudante, não só aos cognitivos, pois os processos de avaliação vêm impregnados de emoções e aspirações. Para que seja produtiva, a avaliação deve ser um processo dialógico, interativo, que visa fazer do indivíduo um ser melhor, mais criativo, mais autônomo, mais participativo. A mesma precisa levar a uma ação transformadora e também com sentido de promoção social, de coletividade, de humanização. A história pessoal do professor e o jeito como ele foi avaliado quando era estudante iluminam sua maneira de atuar. Depois, essa marca de identidade vai sendo modificada com a formação, apesar de que os professores, no geral, não têm acesso a pesquisas e seus resultados, tentando apenas acompanhar livros e periódicos.

Pontualidade na elaboração e entrega das atividades propostas e foram considerados os registros escritos, elaborados sob as formas de: relatórios, textos, artigos e outros, solicitados ao longo do curso, utilizando-se como critérios de avaliação das produções: a coerência e pertinência dos textos; a articulação com os aspectos teóricos abordados na disciplina com a realidade vivenciada nos campos de estágio; a argumentação e a fundamentação teórica apresentadas em trabalhos. Aspecto Afetivo: Os alunos demonstraram iniciativas para fazer perguntas e resolver suas dúvidas. Algumas crianças apresentavam mais interesses que as outras ao realizarem suas atividades, precisando assim do nosso apoio. Verificamos que a professora deixa o aluno se apaixonar pelo conhecimento, transmitindo a sua própria paixão, mas infelizmente nem todos os professores são apaixonados ou não partilham seu amor. É preciso entender que somente a paixão pessoal não basta, o professor precisa saber estabelecer uma cumplicidade e uma solidariedade na busca do conhecimento.

Reconhecer a importância do professor enquanto pesquisador de sua própria prática;
Favorecer a formação do profissional consciente nas práticas educacionais;
Analisar as concepções diferenciadas que permeiam a prática pedagógica, as propostas curriculares e o processo de avaliação do Ensino Médio e da Educação Profissional. Neste relatório há informações referentes ao estágio que teve por o objetivo investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil. Analisamos o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente. Conclusão: situa o trabalho no quadro de sua formação geral. Você fará a síntese das novas competências adquiridas. É importante falar dos benefícios desse estágio para a sua formação.

A sistemática de tomada de decisões é a partir do levantamento dos dados que vão ser estudados e analisados pela equipe técnica e professores. Há lideranças efetivas por parte da diretoria na participação das discussões com a equipe técnica.
As responsabilidades são divididas cabendo cada uma determinada tarefa a exercer.
Sendo acompanhado o desenvolvimento pela equipe técnica onde procura estimular o desenvolvimento dos trabalhos com um clima positivo entre os elementos.
A equipe técnica é composta por profissionais das áreas da psicologia, pedagogia e psicopedagogia, que possuem uma visão de educação bastante ampla para perceber que os indivíduos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição e na transformação das suas habilidades em potenciais. Para que sejam pessoas realizadas pessoal e profissionalmente, com possibilidades de se transformarem em profissionais com destaque no mercado de trabalho, competentes e felizes. Acreditando nisso, esses profissionais coordenam um planejamento individual e grupal, para que os objetivos propostos possam ser alcançados com êxito.

Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a freqüentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas. Em se tratando de uma instituição se caracteriza como Especial de alta complexidade, uma vez que tem como usuários idosos a partir de 60 anos de idade, que se encontram em estado de senilidade, e que estejam sem a assistência de seus familiares diretos, ou estejam debilitados para prover suas necessidades básicas, o que se traduz em aumentando de suas fragilidades, a Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina Abrigo de Idosos, busca promover um atendimento humanizado de modo a satisfazer as necessidades básicas dos seus usuários, com vistas a proporcionar saúde e bem estar aos mesmos, valorizando a pessoa humana, buscando a sua inclusão social, pessoal e familiar, e ainda proporcionando autonomia e independência de acordo com a sua condição pessoal, defendendo os direitos de seus usuários com vistas a um envelhecimento digno. 1.

A escola ainda fornece aos seus alunos diariamente, a merenda escolar que é de ótima qualidade. E no início do ano letivo, os alunos recebem uniformes (camisetas) que são doados pela Prefeitura Municipal de Guiratinga. Domina também os conceitos, as questões e os paradigmas que estruturam os saberes no seio de uma disciplina, pois sem esse domínio, a capacidade de reconstruir um planejamento didático a partir dos alunos e dos acontecimentos encontra-se enfraquecida. Entretanto, mesmo que a escola proponha um reescritura dos programas nesse sentido, deve-se tomar o cuidado em não permanecerem como letra morta, pois muitos professores não estão preparados para um trabalho tão importante. A avaliação deve ser encarada como uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino.

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Esses profissionais são: A Secretária Municipal de Educação (SME) compete, Conselho Deliberativo, Secretaria Escolar Compete, Secretário, Coordenador (a) Pedagógico (a), Professor Articulado, Professor Regente Corpo Discente, Os alunos, Apoio Administrativo, Conselho Deliberativo Escolar, Unidade Executora: Você tem o direito de atualizar e retificar seus dados pessoais, assim como solicitar que eles sejam apagados, dentro dos limites previstos por lei. O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inová-la. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e na realidade escolar.

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O estágio constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva;
Proporcionar aos estagiários, condições de independência e autonomia, buscando alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano escolar.

Source: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br

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