Eles indicam se as palavras estão no singular ou no plural e no masculino ou feminino, podendo ser considerados como definidos ou indefinidos. Em espanhol, os artigos são separados em definidos y indefinidos e são representados pelos artículos el, la, los, las, un, unos, una e artigos definidos são usados para especificar algo e os artigos indefinidos para generalizar, e são seguidos ou não por substantivos.
Os artigos em espanhol têm a função de especificar (artigos definidos) ou generalizar (artigos indefinidos) algo e podem ou não ser imediatamente seguidos de substantivos. Ao se referir a uma coisa ou pessoa concreta (tanto o emissor como o receptor sabem de que se fala), usa-se artigo definido: Allá están los alumnos del Colegio Mariano. Son utilizados para establecer el sustantivo o elementos de que hacen referencia en la oración, concordando en género y número.
Os artigos em Espanhol, e também em Português, são utilizados diante de substantivos ou de elementos a que fazem referência no enunciado. Por sua vez, os artigos indefinidos servem para indicar que ocorre uma generalização ou que é a primeira ocorrência do representante de determinada espécie, ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, visto ser a primeira vez em que aparece no discurso. No entanto, existem alguns casos específicos em que eles não são utilizados ou são utilizados de maneira diferente da que usamos em português.